janeiro 01, 2002

Primeiro post do ano!

A comemoração restringiu-se à família mesmo, com direito a peru no jantar e a champagne, aberto à meia-noite! Meus pais e eu. Meu irmão, coitado, foi para o Rio com um amigo, ver a queima de fogos em Copacabana... muuuito chato...! ;-P Invejas, várias invejas... ;-P

Detalhe: não bebo, assim meu copo foi só para o brindar mesmo!

Sobre o ano que passou, muitas coisas. Da faculdade, tudo na mesma, com a única diferença de que falta só mais um ano (ufa!). Do trabalho, o reconhecimento pelo que fiz e pela contribuição dada à equipe. Dos amigos, saber que são especiais pelos momentos de alegria que vivenciamos juntos ao longo de todo o ano. Da vida, a certeza de que finalmente as coisas estão entrando nos eixos, assim espero.

Em certa aula, um professor nos contou que as pessoas tinham mais facilidade de enumerar seus 'fracassos' ou 'insucessos' do que aquilo que elas fizeram de bom em suas vidas. O que eu fiz de bom neste ano? Vejamos:

1) ...
Uau! É difícil mesmo! ;-P

1) Sair de casa e vir morar sozinho, num quarto alugado.
2) Dedicar-me ao trabalho, de tal maneira que mereceu elogios.
3) Dedicar-me aos estudos, o que sempre faço e nunca valorizo.
4) Ajudar meus amigos em pequenas coisas ao longo do ano.
5) Criar este blog, evoluindo junto com ele até que tivesse minha 'cara'.
6) Conhecer as pessoas que conheci através deste blog, a ponto de chamá-las de amigos também, mesmo sem conhecê-los pessoalmente.
7) Comprar e ler a 'Antologia Poética' do Vinicius de Moraes, por vezes colocando alguns de seus poemas aqui ou mesmo enviando por email, dando alegria a quem os lia.

Bom, não sei mais o que poderia ter feito de bom no ano que passou... Assinei um jornal, mas quase não o leio. Por outro lado, tenho lido muito mais as páginas de notícias na internet, o que me mantém informado dos acontecimentos. Ter sido um bom ouvinte das desventuras de uma amiga da faculdade, quase conselheiro mesmo sem propriedade para tanto, mas que ao menos salvou o namoro dela. Agora, quanto aos 'insucessos', melhor tê-los como uma forma de aprendizado, nessa longa caminhada da vida. Nenhum namoro; apesar de perfeccionista quanto ao trabalho e quanto à faculdade, não ter melhorado muito meu lado de planejamento e organização; não ter aprendido a cozinhar, mesmo morando sozinho; deixar meu quarto bagunçado na maior parte do tempo; ter parado o curso de inglês, não por falta de vontade, mas por falta de dedicação (qual a diferença? ;-P); não ter conseguido ler, até agora, 'Father Brown', de G. K. Chesterton, ou 'Interview with the Vampire', da Anne Rice. Esses estão bons, os outros não valem tanto a pena contar.

Como resoluções? Não conto, mas espero alcançá-los! Ok, conto um só. Dia 29 foi o último dia do ano em que pude comprar alguma coisa. Nesse dia foi que comprei o cd do Catedral. Além dele, comprei um livro do John Grisham para minha mãe e um DVD da Alanis para meu irmão. Para meu pai eu vou comprar agora no início do ano um sapato, aproveitando que tenho que renovar meu vestuário de trabalho mesmo (ternos, camisas, gravatas, sapatos...). E, não desperdiçando a oportunidade, comprei uns livros para mim. A lista:

1) 'Complete Poems and Selected Essays', de Edgar Allan Poe;
2) 'Selected Stories', de Rudyard Kipling
3) 'Melhores Contos', de Clarice Lispector, coleção da Global Editora;
4) 'Melhores Contos', de Machado de Assis, coleção da Global Editora;
5) 'Antologia Poética', de Cecília Meirelles.

Além de todos estes sete que já citei aqui, ainda tenho 'Corações Sujos', de Fernando Morais, aquele que escreveu 'Chatô, o rei do Brasil'. E essa lista de oito livros eu pretendo ler neste ano. Vai ser um desafio, já que terei pela frente meu trabalho de conclusão de curso, que vai me exigir diversas outras leituras.

Nada de retrospectiva. Só para começar o ano, fica um conto da Clarice aqui:

AD ETERNITATEM

- Me disseram que a gente está no século XX, é?
- É.
- Mamãe, como nós estamos atrasados, meu Deus!


Se mudasse para XXI não ficaria de todo ruim. Afeganistão, Paquistão e Índia, Timor Leste, ETA, IRA etc. Será que o homem é realmente uma 'doença' sobre a Terra? Eu espero que não, e acredito ainda que há solução. Qual eu não sei, mas o diálogo sempre é um bom início.

Té mais!

Nenhum comentário :