março 28, 2004

aprendizado do mês

essa veio da chefe do meu chefe. teve um curso de gestão esta semana e ela participou. três dias fora do ambiente de trabalho, aprendendo e discutinho técnicas para lidar com pessoas.

mas vamos ao ensinamento em si. "na vida você deve ser protagonista. pare de se fazer de vítima." claro que devemos ser protagonistas de nossas vidas, afinal somos nós mesmos que devemos definir o que queremos e como faremos para atingir nossos objetivos. detalhe que isso não vale apenas para o ambiente profissional, serve como ensinamento para a vida pessoal também.

acho mesmo que a segunda frase é de se fazer parar para pensar. porque em muitas, inúmeras situações do cotidiano, a gente acaba sempre se colocando no papel de vítima. "ah, não fiz tal coisa porque não dependia só de mim". "cheguei atrasado novamente por causa da chuva e do trânsito infernal dessa cidade". tem vários exemplos do dia a dia, mas minha cabeça não consegue pensar em nenhuma no momento para colocar de exemplo aqui.

nos acostumamos a fazer isso em diversas ocasiões, o que não é errado, de modo algum. as pessoas normalmente buscam esse tipo de posicionamento perante situações de suas vidas. mas o que realmente a fará evoluir é ser protagonista e fazer a diferença. é tentar envolver as outras pessoas para que a tal coisa seja feita, ou tentar se programar para sair de casa antes para poder chegar no horário em tal lugar.

e eu sei que faço muito isso, de me colocar de vítima em diversas circunstâncias. mas, como colocado pela chefe, cada um precisa se policiar nessa atitude e tentar mudar, pois com certeza estaremos melhorando algo em cada um de nós.

té mais!

Nenhum comentário :