setembro 11, 2004

voltei!

cheguei na última segunda-feira a terras brasileiras, depois de um atraso báaaasico de 3h no aeroporto de Santa Cruz de la Sierra! Ah, que saudade que eu estava de um bom prato de arroz com feijão! hehe

enfim, a viagem foi ótima! foi a primeira vez que viajei para fora do país, também foi a primeira vez que viajei de avião (seis pousos e decolagens ao todo, incluindo o "teco-teco" para sobrevoar as linhas de Nasca!), foi a primeira vez em um monte de coisas!

que impressões ficaram das cidades que visitei? hmmm... o povo tanto na Bolívia quanto no Peru tem uma característica bem mestiça, bem indígena. falam aqui no Brasil que os orientais têm todos a mesma fisionomia, lá o povo todo é assim. e o povo boliviano me pareceu mais hospitaleiro que o peruano, no atendimento nas lojas e hotéis em que me hospedei nos dois países, os bolivianos, incluindo a polícia nas fronteiras, foram mais amistosos.

a cultura é algo marcante. não tanto nas grandes cidades, como La Paz, Lima, Cusco ou Arequipa, mas ainda nelas e principalmente nas cidades do interior se nota a presença da cultura andina, legado das civilizações inca e pré-incaicas que habitaram estes dois países. e especialmente as mulheres, que ainda mantêm o estilo de se vestir com muitas roupas, coloridas no Peru ou acinzentado na Bolívia, parecendo sempre estarem com roupa demais para o calor que faz durante o dia.

por falar em tempo, como faz calor de dia e como esfria pelas noites! e um ar seco, muito pouca humidade. mas céus azuis em muitos dias, de uma beleza incrível! e avistar montanhas com neve em seus cumes, já em La Paz e por quase todas as viagens que fiz nestes 24 dias, foi algo impressionante e do qual não vou me esquecer, registrado em fotos mas especialmente na minha mente!

ter feito a trilha inca foi uma experiência e tanto, um desafio para mim. para mim teve um significado de descoberta, de autoconhecimento, de limites. à parte o início da trilha, tivemos chuva até chegar a Machu Picchu, na manhã do quarto dia de trilha. nas passagens mais alta tivemos neve, especialmente no terceiro dia, a 3950m de altitude, quando a neve caía cobrindo a todos com aquela camada branca... e apesar da chuva e da neve e da falta de sol, chegar a Machu Picchu, andar pela cidade, visitar seus ambientes, templos, casas, jardins, é recompensador pois mostra a grandiosidade do que foi o povo inca!

e depois, ir a Lima, ver o Oceano Pacífico, depois a Nazca e fazer o sobrevôo das famosas linhas desenhadas no chão, e por fim Arequipa, no Canion do Colca para ver o condor voando... são muitas coisas, mas aos poucos vou contando tudo!

foi uma experiência incrível tudo aquilo, uma viagem da qual terei muito do que me recordar!

té mais!

Nenhum comentário :