fevereiro 20, 2005

destino

decidi pegar uns filmes para assistir da coleção de dvd's do meu irmão. curioso eu ter escolhido "Escrito nas Estrelas" ("Serendipity", no original), e "Matrix".
dois fllmes bem diferentes, o primeiro, um romance, com a Kate Beckinsale e o John Cusack. e o segundo, o filme de ação com o Keanu Reeves. mas o legal e que me fez pensar que foi curioso tê-los escolhidos para ver foram alguns diálogos no meio deles:

de "Serendipity", a amiga da Sara, Eve comentando:
"... it's a wonderful thought the idea that all of life is all part of some master plan designed to lead us to our universal soul mate. But if that's true, then what's the poit of living? Or making decisions? Why should we get out of bed in the morning?"

e do "Matrix", a conversa entre Morpheus e Neo:
"Do you believe in fate, Neo?"
"No."
"Why not?"
"Because I don't like the idea that I'm not in control of my life."

apesar de serem filmes completamente diferentes, ambos falam do destino, seja no relacionamento amoroso ou nas decisões que tomamos em nossas vidas. ele, o destino, existe mesmo? ou nós criamos as condições para acontecer aquilo que queremos que aconteça, simplesmente pelo fato de querermos aquilo, seja consciente ou inconscientemente? é uma questão de crença ou de fazer acontecer?

eu prefiro acreditar que ambos os casos acontecem e são interdependentes. sim, há a "sorte", vamos chamar assim, mas há também o trabalho nosso de transformação. talvez sorte não seja a palavra, mas é mais ou menos a idéia.

a trilogia do Matrix é de dar nó na cabeça, a idéia central do filme. controle sobre a raça humana, dando-lhe a falsa idéia de que sua mente é que toma as decisões num mundo virtual criado para ser a prisão de todos os seres humanos.

outros filmes que me fazem pensar a respeito disso, por exemplo, são o "Forrest Gump", com o ótimo Tom Hanks, e um outro que agora não lembro o nome ou história, mas cuja frase me ficou marcada, "nós somos nossas escolhas". quando lembrar incluo neste post.

té mais!

Nenhum comentário :