janeiro 14, 2006

SHOGUN - A NOVEL OF JAPAN
James Clavell

eu não lembro exatamente a data em que comecei a ler esse livro, mas com certeza foi bem no começo do ano passado, em janeiro ou fevereiro. pois bem, no começo a leitura não rendia, pois começo de livro - saga é assim, arrastado e muito, mas muito descritivo. aí fui enrolando na leitura, umas páginas num dia, outras páginas na semana seguinte...! rs e então, saí de férias. li, se muito, num único dia dos 20 que tirei em junho. aí, mudei de área na empresa e por dois meses cheguei tarde em casa, sendo que o que eu mais queria era dormir! aí veio toda a corrida para a são silvestre e blá, blá, blá. por incrível que pareça consegui ler até o fim de dezembor umas 800 páginas do livro (que no total tem mais de 1200!!). mas até que neste início de 2006 considerei esta situação mais que insustentável, como pode demorar mais de ano para ler um livro! e em pouco mais de 10 dias consegui terminar as últimas 400 páginas que faltavam!

a história é bem interessante, não julgue pelo tempo que levei para lê-lo. leve em consideração também que li a versão em inglês, o que tornou a leitura um pouco mais difícil do que o habitual! mas voltando, Clavell conta a época medieval japonesa, algum tempo antes da batalha de Sekigahara, que iria definir de vez o futuro político japonês, na disputa pelo poder entre os grandes 'daimyos', samurais que, como os senhores feudais na Europa, dominavam militar e politicamente uma vasta região, inclusive outros 'daimyos' com menor prestígio. nesse Japão em que cinco grandes 'daimyos' dividem o poder, os portugueses são figuras importantes no cenário econômico, pois são os únicos que mantêm os negócios entre China e Japão. mas eis que chega ao país um barco pilotado por um inglês, nunca antes visto em terras nipônicas, e que irá causar grandes reviravoltas, inclusive desbalanceando o tênue equilíbrio entre os cinco 'daimyos' no poder.

para quem gosta da cultura japonesa, os costumes, a história, os valores, a política daquela época, este livro fornece com grande riqueza detalhes sobre tudo isso, além de uma grande história de amor entre um bárbaro inglês e de uma japonesa católica, e também dos valores japoneses!

se no ano passado 'Musashi' foi o livro do ano, neste 'Shogun' já desponta como o grande livro que li! (também, foi o único...! hahaha). o detalhe interessante é que a história do samurai Musashi começa exatamente onde praticamente termina 'Shogun', na batalha de Sekigahara. Só que enquanto 'Shogun' fala muito mais da sociedade japonesa, 'Musashi' reflete muito mais nos valores e na construção dos mesmos para a vida.

só preciso, depois de tanto tempo, devolver o livro pro meu amigo que mora lá no Rio. hum, acho que um passeio em terras cariocas vai bem agora neste início de ano!!! ;-)

e agora, finalmente, vou começar a ler 'O Código Da Vinci', do Dan Brown! =)

té mais!

Nenhum comentário :