novembro 02, 2001

Ah, e antes que me esqueça, a resposta (ou melhor, a pergunta ;-P) daquele desafio! Relembrando:

Você chega num cruzamento, em meio às montanhas, onde se encontram dois sábios. Um deles, a cada pergunta que você faça, lhe dirá sempre a verdade. O outro, ao contrário, sempre irá lhe dar a resposta contrária, incorreta.

Este cruzamento te leva para dois caminhos, e em apenas um encontra-se o tão esperado tesouro (afinal o quê você estaria fazendo ali naquela bifurcação no meio do mato?? ;-P)

Evidentemente, você não tem como saber qual dos dois fala somente a verdade e qual só fala mentiras. E você quer saber qual o caminho correto, não é mesmo? Ah, para quem não liga para dinheiro, pensem então naquilo que vocês mais buscam na vida, a felicidade, a alegria, o(a) namorado(a) tão sonhado(a)...

Então, aqui vai o desafio: com apenas uma pergunta, independente de qual dos sábios responda, você consegue descobrir o caminho??


E aqui, a resposta que um amigo meu da faculdade escreveu:

Posso tentar responder?

Qualquer que seja a combinação de sábio, estrada ou destino a resposta sempre tem 50% de chance de ser verdadeira ou falsa, certo? Assim, para ter 100% de certeza são necessárias pelo menos duas perguntas. Entretanto se fosse possível cruzar duas respostas em uma única pergunta, de forma a mesclar a resposta do sábio honesto com a do mentiroso, sempre haveria um componente verdadeiro e um falso em cada resposta. Assim a resposta esperada seria sempre a mesma.

Dessa forma, se perguntasse a um sábio o que o outro me responderia ser o caminho que conduz ao tesouro ambos me apontariam o caminho falso, me indicando, por exclusão, o caminho verdadeiro, ou vice-versa.

Complicado? A pergunta seria: "Se eu perguntasse ao outro sábio qual o caminho correto, qual ele me indicaria?". Como meu amigo bem explanou, ambos diriam o caminho incorreto ao responderem, e aí era só pegar o outro caminho.

Se encontrar o tesouro, ou a felicidade, fosse tão fácil assim... ;-P mas há a vida!...

té...!

Nenhum comentário :