janeiro 10, 2002

"disperta"???

o que ser "disperta"?? - pergunto-me ao ler o post logo abaixo... Seria algum antônimo ora criado para a palavra "esperta"??

"- Aquela menina é muito 'disperta'.
- 'Dispersa', o senhor professor quis dizer, não?
- Não, meu jovem, foi 'disperta' mesmo. Esta nossa língua possui muitas variantes, o que a torna incrivelmente rica em novos vocábulos..."

Bom, devo estar fora de minhas faculdades mentais hoje ;-P O que um erro de digitação não faz... Senhor Aurélio:
"despertar" . [De espertar, com mudança de pref. (v. des-).] V. t. d. 1. Tirar do sono; acordar; espertar: Nenhum barulho o desperta. 2. Excitar, estimular: medicamento para despertar o apetite. 3. Fazer nascer; dar origem a: despertar suspeita. 4. Dar ocasião a; provocar: Aquela paisagem despertava reminiscências de sua infância. T. d. e i. 5. Tirar, arrancar: A parada brusca do trem despertou-o daquele estado de letargia. 6. Causar, provocar, produzir: "Tinha-me vindo o pensamento de que os meus romances nenhum interesse despertariam àqueles homens" (Graciliano Ramos, Viagem, p. 47) Pred. 7. Acordar em certo estado: Despertou alegre; "Sonhando, fora rei, mas despertou mendigo" (Eugênio de Castro, Obras Poéticas, III, p. 139) Int. 8. Sair do sono; acordar, espertar: "O Homem desperta e sai cada alvorada / Para o acaso das cousas..." (Raul de Leoni, Luz Mediterrânea, p. 85.) 9. Aparecer, despontar, mostrar-se, revelar-se: Seu velho ciúme novamente despertou. P. 10. Sair do sono; acordar, espertar. 11. Sair do estado de torpor ou de inércia; readquirir força ou atividade. [Part.: despertado e (irreg.) desperto.] • S. m. 12. Ato de despertar: "Não! Durmo; e o despertar vai ser medonho!" (Raimundo Correia, Poesias, p. 61.)

Ao menos hoje não aconteceu nada fora das ocorrências 'normais' do dia-a-dia. Ufa... vamos ver o dia de amanhã como será.

Eu sei, estou devendo email para muita gente... Mas eu vou escrever, I swear! ;-)
Té!

Nenhum comentário :