dezembro 30, 2004

eu podia listar um monte de coisas

que eu queria que tivessem acontecido e não aconteceram.

podia, mas não quero.

porque este ano teve muitas, mas muitas mesmo, outras coisas que aconteceram e que me impressionaram pela forma como reagi diante delas. e isso diz muito.

primeiro deixe-me contar que todo ano sempre envio pra turminha de amigos da faculdade um email contando todas nossas peripécias juntas ao longo do ano que passou. porque é sempre legal relembrar os bons momentos que tivemos na companhia uns dos outros, o que mostra que a amizade ficou mesmo já dois anos longe das salas de aula da faculdade.

então, um dos meus amigos, escreveu me corrigindo que eu havia esquecido de comentar sobre minha viagem para a Bolívia e Peru, e mais, toda minha preparação para conseguir realizar o sonho de fazer a trilha inca. comecei devagar, apenas caminhando, dia sim, dias e dias não (risos), mas aos poucos fui criando o hábito de ir para a usp, seja no fim de semana, seja à noite durante a semana, só para dedicar uma hora ao exercício físico. e, no início deste ano, intensifiquei o processo, passei a tentar ir todas as noites, comecei a correr, meia hora, uma hora... e o esforço foi bom, poderia ter sido melhor se tivesse um acompanhamento adequado, mas enfim foi suficiente para me fazer acreditar que poderia alcançar a cidade inca de Machu Picchu depois de quatro dias de caminhada. e foi realmente muito bom chegar lá!

digo que esta viagem me trouxe um grande aprendizado, o maior que tive até hoje, o aprendizado sobre mim mesmo. limites eu sei que tenho, já desde a adolescência. mas mesmo conhecendo minhas limitações, colocar-me em situação que não me era familiar, surpreendeu-me. digo surpreendeu mais a mim do que a minha família e aos meus amigos. foi uma viagem muito boa, muito mesmo e adorei tê-la feito!

mas este não foi o único fato que marcou este ano, pra mim. houve outras viagens, com meus amigos ou com meu irmão, mas uma coisa importante e que sempre gosto de fazer é ler. no amigo secreto do ano passado, lá na empresa, ganhei o livro do Nuno Cobra, "A Semente da Vitória". muitos conhecem o autor por ele ter trabalhado com o Ayrton Senna. eu não tinha ouvido falar nele até receber o livro em minhas mãos. porque pra mim o Senna valia pelos feitos que realizava nas pistas, e não pelo que ele fazia fora delas (o que julgo ser uma falta de percepção minha, já que o trabalho físico que o piloto faz fora das pistas é tão ou mais forte do que ele realiza dentro delas). e foi um ótimo livro para eu perceber que o primeiro de tudo é sua saúde, depois vem o resto. ouvi este ensinamento na palestra do Robert Wong, agora no final do ano, novamente pela empresa em que trabalho. e o livro ensina muita coisa, o que me fez dar conta de que eu já estava seguindo os passos que o autor explica mesmo sem saber, e isso foi muito legal.

no quesito leitura ainda, não posso deixar de mencionar o melhor livro que li até hoje. "Musashi", de Eiji Yoshikawa, a história do mais famoso samurai japonês. um amigo do trabalho que me emprestou, os dois volumes (900 páginas cada). tem muitos ensinamentos, de vida mesmo, em várias passagens ali descritos. tantos que não resisti e, depois que terminei de ler, resolvi comprar a obra para poder tê-la em casa para poder reler este livro!

passei por uma cirurgia em maio. coisa simples mas também foi a primeira vez que passei por uma mesa de cirurgia. quinze dias afastado do trabalho. rendeu-me a leitura dos cinco livros do Harry Potter, e de quebra ainda li o primeiro livro do Jô Soares, "O Xangô de BakerStreet". J. K. Rowling parece estar buscando buracos na história passada para montar os enredos dos livros que lança, eu vejo assim. mas não deixa de ser interessante ver o Potter enfrentando novos desafios e aventuras com seus amigos!

vi alguns filmes no cinema, vi muitos outros em dvd que meu irmão comprou. "O Retorno do Rei" foi fenomenal, indiscutível. "Harry Potter" achei bom, mas faltou um algo mais para amarrar a trama. se bem que quando vi pela segunda vez me pareceu melhor. enfim, não confie em minha opinião. assisti a "Rei Artur" e gostei, cenas de batalha e o código de honra dos cavaleiros, bem legal.

falei da viagem e dos preparativos, dos livros, dos filmes. em parte falei de mim também. 2004 foi um ano que reservou-me boas lembranças. e reencontros também, por meio do 'orkut.com'. reencontrei pessoas que há muito não tinha notícias, do colégio e do ginásio e até do primário! sem contar as pessoas da internet, a quem só converso por meio de icq ou msn, e no orkut pude ver as 'carinhas' das pessoas!

um ano que marcou minha história e vai deixar lembranças muito boas aqui dentro. =)

por tudo isso eu espero que 2005 seja um ano muito bom. não sou de fazer listas, se bem que eu acho que deveria, mas a única coisa que quero alcançar neste novo ano é progresso. simples assim. aprender mais sobre mim e sobre o que me rodeia, as pessoas, o trabalho, o mundo. só isso. =)

a todos vocês que passam por aqui, um Ano Novo com Muita Alegria, Muita Paz, Muita Saúde! que em 2005 vocês também tenham essa fome por aprender e busquem o progresso de vocês no caminho que escolherem para si mesmos! ;-)

até o ano que vem!

Nenhum comentário :