janeiro 08, 2005

passatempo

tenho me dedicado a aprender novos origamis nesta última semana. é um 'passatempo', vamos chamar assim, divertido e que exige paciência, especialmente os modulares (aqueles que são trabalhados com vários papéis de modo a encaixar uns nos outros).

o gosto pelas dobraduras é antigo. lembro que quando criança sempre fazia barquinhos de papel ou chapéus, bem simples de serem feitos. sem falar nos aviões, que viviam passeando pela loja dos meus pais...! e só. não tinha idéia do mundo de origamis que existia.

até chegar o colegial e aprender com um amigo mais alguns modelos. flor, rosa, rosto de panda, coração, borboleta, tsuru. na mesma época tinha uns modelos dentro dos pacotes de papel sulfite da marca Report, e nesses também aprendi a fazer o sapo e o balão. bom, nem lembro mais como se faz o balão, ou mesmo o panda, mas passei a apreciar as dobraduras!

no último ano da faculdade, numa aula de adm da produção, tinha essa moça sentada do meu lado e ela passou a aula inteira cortando folhas do caderno e montando um origami modular. bom, foram três na verdade. e eu fiquei curioso em saber como eram feitos, acabei pedindo a ela aquelas dobraduras que ela tinha feito com tanta paciência ao longo da aula. eu os tenho até hoje adornando a estante da sala aqui do apê. um era bem fácil de se copiar, mas os outros dois... bem, dos outros dois, um eu acabo de encontrar uma página que explica como se constrói o módulo padrão e agora estou tentando reproduzi-lo. já o segundo, bem, esse eu ainda não encontrei e espero não precisar desmontar o que tenho para entender como foi feito.

mas o que eu queria dizer mesmo é que na net tem muitas páginas que explicam sobre origamis. e quando encontrei uma comunidade no orkut que falava sobre isso, voltou-me o encanto por esse tipo de arte. difícil é entender exatamente, por meio de diagramas, qual a dobra que deve ser feita, mas aos poucos vou aprendendo novas dobraduras e aumentando a lista dos que sei fazer!

uma nota sobre o tsuru, símbolo de paz. existe um livro que conta a história de uma menina japonesa, que sofreu as conseqüências da segunda guerra e morreu pouco tempo depois das bombas atômicas terem sido lançadas (acho que era isso). soube dessa história num documentário na tevê, ano passado. o interessante nessa história é o seguinte: acredita-se que quem produzir mil tsurus poderá fazer um pedido e este pedido será realizado. e essa menina passou boa parte de seus últimos dias produzindo estes mil tsurus, dos tamanhos mais variados, desde grandes até os menores imagináveis, da ponta do seu dedo. suas mãos, pequenas, eram muito hábeis e com a prática ela os fazia sem sequer olhar. não sei se ela conseguiu produzir os mil tsurus, mas o tsuru virou símbolo do desejo de paz pelo mundo.

vou procurar esse livro na próxima semana. (acabo de descobrir pelo Buscapé que chama-se "Sadako e os Mil Pássaros de Papel") desejar a paz era o que deveriam seguir os homens que comandam o destino da humanidade...

té mais!

Nenhum comentário :