maio 26, 2005

recreio

eu fiz o primário e metade do ginásio em uma escola longe de onde morava. não era tão longe assim, mas como eu era uma criança, era o lugar mais distante que eu conhecia! a escola ainda existe até hoje, mas raramente passo por ali hoje em dia.

tampouco encontrei meus antigos colegas de turma desde aqueles tempos. como morava longe, e quieto e tímido do jeito que eu era, não consegui manter contato nem com meu melhor amigo daquela época. mas muita coisa ficou na memória, tanta coisa que vivenciei naqueles anos, as brincadeiras na hora do recreio, as disputas meninos x meninas, as partidas de futebol na quadra, os jogos de queimada, o parquinho lá nos fundos do pátio, a competição de jornal entre as turmas para concorrer à ida ao playcenter... bons tempos, muito bons mesmo.

e agora, 15 anos depois, começo a reencontrar as pessoas que fizeram parte da minha vida naquela época, por causa do orkut. e o que descubro? que eles se encontram ainda hoje, saem juntos e tudo mais. afinal, moram no mesmo bairro, deviam encontrar-se pelas ruas, e por certo muitos continuaram estudando juntos depois que os vi pela última vez.

então penso em muitas coisas de minha vida, durante e depois daquele tempo. muito do que fui nos anos posteriores foram fruto daqueles primeiros anos de minha vida estudantil. não sei se por ser o único descendente de japoneses naquela turma tenha feito com que fosse mais fechado, afinal desde minha mais remota lembrança sou desse jeito, mas com certeza me influenciou muito e tornou-me mais introspectivo naqueles anos e nos subseqüentes. o estudo foi talvez minha fuga, tirar notas altas pode ter sido a forma que encontrei para escapar da realidade que inventei em minha mente. que realidade era, nem imagino hoje.

e se eu tivesse continuado a estudar com eles? as coisas seriam diferentes do que são hoje? não costumo olhar para o passado dessa forma, imaginando o que poderia ter sido e não foi. tenho saudades daqueles tempos. de algum modo penso que teria amadurecido de outra forma se tivesse continuado a aprender os ensinamentos da vida ao lado daquela turminha.

mudar de escola traz certos traumas a uma criança. não sabia que eu tinha algumas. não sei explicar bem, mas é como se tivesse acontecido uma ruptura em mim, ruptura essa que me prendeu naquele instante em que parti daquela escola. e o que se sucedeu foram novas rupturas abruptas que me empurraram adiante, até entrar nos trilhos novamente, posso dizer com certeza, no início da faculdade.

engraçado que eu tinha saudades daquela época mas não sabia dizer exatamente por quê. aquele garoto que fui plantou as sementes deste que sou hoje, e tenho muito a agradecer por isto. pela primeira vez em muito tempo volto a pensar naqueles anos e ver-me correndo pelo pátio com outras crianças, brincando, sorrindo, feliz da vida e sem as grandes preocupações que teria nos anos seguintes.

eu era uma criança feliz. tinha meus problemas, mas era feliz. =)

té mais!

Nenhum comentário :