setembro 07, 2005

e a política?

parece que esta semana está mais calma, a bomba agora está no Maluf. Manifestações aqui e ali contra a corrupção, o presidente declarando isso e aquilo, as cpi's trabalhando, a polícia federal executando suas operações, vasculhando as empresas do publicitário Duda Mendonça, levando computadores e documentos para averiguar e confirmar os tais pagamentos no exterior.

outro dia li a veja que tinha um histórico dos acontecimentos, desde a propina nos Correios. não sei a veracidade de muita coisa, afinal eu mal acompanho os telejornais e pouco tenho lido na internet (convenhamos, foi um bombardeio noticioso sobre a crise política), mas é muito difícil acreditar que o Lula não tinha conhecimento de absolutamente nada. Só de ler a entrevista do Hélio Bicudo em outra edição da veja pra entender que nosso presidente é centralizador nas questões do partido e, portanto, alguma coisa ele sabia.

o problema começa quando se pensa em tirá-lo da presidência do país, assim como aconteceu com o Collor. dependendo de provas que mostrem que ele estava envolvido, quem assumiria o governo? o vice Alencar? o presidente da Câmara, Severino? se por um lado a oposição também está envolvida no mensalão e no dinheiro do caixa 2, dá para entender porque não há tanta balburdia na questão do impeachment, afinal a confusão sem o Lula seria muito maior do que está hoje.

agora, o Dirceu vai cair sozinho? aí reside o risco de toda essa crise ser breve ou longa, não se alastrar ou se alastrar pela economia brasileira que anda bem nos quase dois anos do governo petista. com juros altos, é verdade, mas ainda assim crescendo tanto aqui quanto no exterior, pelo que se percebe na balança comercial.

e o Maluf, hein? será que dessa vez ele será riscado da política finalmente? há tanto tempo que estão no encalço dele, nunca conseguiram provar nada mas agora parece que o cerco está se fechando.

e quem foi que inventou a 'delação premiada'? isso me faz lembrar do filme "Perfume de Mulher", quando o jovem Charlie (Chris O'Donnell) não delata seus 'amigos' que pregaram uma peça no diretor da escola, e por conta disso seria punido, não fosse o discurso do Coronel Frank (Al Pacino) falando sobre amizade, lealdade, integridade etc. não que tenha a ver com a tal 'delação premiada' em si, mas aquele discurso sempre me vêm à memória. e quando se fala desse filme, a dança de tango também, claro! =)

---

semana que vem tem nova etapa do campeonato paulista de trekking. será em Suzano, aqui na grande SP. mas quem disse que alguém vai? humpf. preciso encontrar pessoas dispostas a novos desafios, porque meus amigos, vou te contar, são uns preguiçosos! hehe

té mais!

Nenhum comentário :