novembro 03, 2006

i'm kind of lost, but just a little

sabe aquela sensação inexplicável de que tudo está no lugar mas não está exatamente como deveria? é como se um quadrado estivesse encaixado num círculo, até ocupa o espaço, mas ficam frestas, entende? é, nem eu. bom, por enquanto fica como está, afinal como dizia minha ex-chefe, o que não tem solução, solucionado está. por hora.

quero participar da etapa de novembro do campeonato paulista de trekking, organizado pelo enduroape.com.br. o problema é que falta um pra montar uma equipe com três pessoas, mas tá difícil achar alguém interessado em participar! mandei email para aqueles que participaram no ano passado, mas só uma respondeu, dizendo que não poderia... o mais engraçado é que a amiga dela que foi é a única ponta-firme para ir desta vez!

domingo da outra semana, dia 12, será o Nike 10K. amanhã farei o treino de duas voltas na usp, o que dará por volta de 12km, visando essa prova. uma dorzinha no pé direito tem me incomodado nas últimas semanas, por isso vou pegar leve, afinal o objetivo mesmo é a são silvestre. mas espero que realmente não seja nada.

o trabalho continua puxado, semana que vem teremos visita de diretor lá de fora, mas a princípio tudo está sob controle. apesar deles, a semana tenderá a ser mais tranquila que as últimas, que me deixaram bem cansado, mas que foram um bom teste para lidar com novos desafios. e bom também que o reconhecimento tem vindo junto! não da forma como todo mundo gostaria, mas ainda assim estou feliz! =)

dias atrás li num blog que descobri há pouco tempo, da christie, post do dia 21/out, em que ela fala sobre estabelecer objetivos de cinco, dez anos. adoro ler algo que me faz pensar, e esse post foi um desses que me trazem de volta aquela sensação de inquietação que me põe a escrever. =) a grande maioria das pessoas dificilmente pára para pensar nisso, preocupadas que estão com o dia a dia, com o tempo presente, que se esquecem de que os passos que estamos dando hoje estão nos encaminhando para um ponto no futuro, se não previsível, ao menos mais provável, e não se perguntam se é lá que querem chegar. por outro lado, as pessoas se esquecem de pensar aonde querem chegar lá na frente, para então decidir o que precisam fazer hoje para alcançarem aquilo. tudo bem, é difícil imaginar até o que fazer no dia seguinte, mas esse é um exercício bem interessante de se fazer, pelo menos uma vez por ano tentar imaginar o que se quer ter feito nos próximos dois anos, ou no próximo ano pelo menos, para começar. logo que entrei na empresa que estou, tive essa palestra com uma pessoa do mercado cujo assunto foi exatamente este. desde então venho tentando trabalhar isso.

verdade que isso foi em 2001 e só em 2003 que realmente fiz um plano de verdade, que foi a viagem para a Bolívia e Peru. mas a idéia que aquele palestrante passou ficou germinando esse tempo todo na minha cabeça até ganhar forma. e aquela foi a viagem da minha vida, pelo menos até agora! de 2004 para cá tenho colocado alguns objetivos bem mais simples de serem atingidos, mas também estabeleci que a próxima grande viagem seria para a europa. e essa viagem vai finalmente sair no próximo ano, se tudo der certo! e dará, pois estou trabalhando para isso! porque, afinal, a gente trabalha para viver, e não o contrário. e esse é o tipo de viagem que trará uma grande bagagem cultural para mim mesmo, e só por isso já valerá a pena fazê-la! é um investimento em mim, como diz uma amiga do serviço! e essa viagem não seria possível se eu não a tivesse colocado como um objetivo a ser alcançado nos últimos dois, três anos.

como as corridas também não teriam se tornado parte da minha vida se eu não tivesse colocado como prioridade, lá em 2004, depois que voltei de Machu Picchu. faz um bem danado conseguir terminar os 6km que corro na minha volta pela usp, a cada dois, três dias! participar das provas que sempre acontecem nesta cidade, que em 2002 eu jamais diria que conseguiria participar, nem teria vontade, hoje não me vejo sem e até já estou imaginando-me numa meia-maratona no ano que vem!

enfim, tudo isso é planejamento. a força de vontade vem pela motivação de se atingir os objetivos estabelecidos, pela satisfação pessoal de ver superando desafios que você mesmo estabeleceu para si! isso não tem preço e é o que vale, no fim das contas. posso ter milhões de preocupações no dia a dia, mas ao menos o norte está ali na minha frente e tenho dados os passos naquela direção. falta saber o porquê daquela sensação do início do post, mas o rumo está traçado. o que não significa que ajustes não sejam mais necessários, muito pelo contrário, nada é estático e temos que nos ajustar às mudanças que ocorrem a todo momento. o grande lance é ser perseverante e acreditar que é possível. e curtir o caminho até chegar lá! ;-)

té mais!

Nenhum comentário :