julho 15, 2007

Álbum de fotos - Barcelona

a viagem de trem até Barcelona foi muito boa, conversei bastante com um madrilenho em viagem de negócios a Barcelona, e um búlgaro que vive nos EE.UU. desde a infância. o primeiro trabalha numa empresa ligada a biocombustíveis, e o segundo é estudante de bioengenharia. assunto da conversa: bio-combustíveis! nosso Brasil foi lembrado por causa da fama que já corre o mundo da nossa experiência com álcool e bio-diesel! claro que teve outros assuntos, o búlgaro me passou várias dicas das cidades que eu iria visitar pois ele também estava viajando no estilo mochilão pela Europa e estivera em algumas das cidades do meu roteiro há alguns dias. dentre as dicas, o Deutsches Museum em Munique, que eu fui e adorei, e um passeio a pé em Berlim, mas como esqueci o nome acabei nem procurando. o mais legal foi que ele entendia espanhol mas falava pouco, então a conversa entre nós três foi meio inglês e meio espanhol! rs

chegando na cidade, fiz o mesmo que em Madrid, larguei a mochila no 'locker' da estação de trem e saí para andar! a idéia era subir o monte de Montjuïc, não muito longe, se eu soubesse qual a direção! rs acabei pegando o sentido contrário logo que saí da estação, já que estava sem mapa (o do guia não ia até aquela parte da cidade, a leste do centro), e só percebi meia hora depois quando resolvi olhar os mapas nos pontos de ônibus e das estações de metrô onde eu estava! voltei e peguei o caminho certo, em pouco tempo estava na praça de onde se chegava ao morro!

chegava, no pretérito imperfeito mesmo, pois estava ocorrendo uma feira de construção bem no passeio que leva às escadarias que sobem o morro, chamada Construmat. várias gruas estavam montadas no local como exibição nesta feira, o que achei engraçado mais pra frente na viagem, pois as gruas foram meio que uma constante na paisagem das cidades que visitei! haja obras pela Europa! parece que toda a reforma feita para a virada do milênio foi estendida pelos anos seguintes para melhorar o visual das cidades! o que vi de andaimes e gruas, além de obras nas ruas não foi brincadeira!

enfim, subi pela rua lateral até o Museu Nacional de Arte Catalã (MNAC), ótimo museu com obras da região da Catalunha e com uma impressionante coleção modernista, romana e sacra! mas o que eu mais gostei foi de uma pequena ala que conta a história da Catalunha através da evolução das moedas utilizadas na região, com exemplares de diversas épocas! o ingresso valia por dois dias, então não pensei duas vezes em voltar no dia seguinte para ver a segunda ala modernista que não tinha dado tempo de visitar!

o albergue que reservei fica na Plaça Real, muito próxima à principal avenida do centro, a chamada 'La Rambla'! para quem gosta, é a região mais agitada, cheia de restaurantes com mesas no passeio central da avenida, muitos turistas, camelôs e 'estátuas' vivas, que aliás tinha destes artistas também em Lisboa e em Madrid! devo admitir que não gostei do lugar, muito cheio para o meu gosto, mas para quem gosta de festa é o lugar perfeito! falando do albergue, é muito bom, um dos melhores que fiquei na viagem! café da manhã bem servido, limpeza ok e staff atencioso! o único problema eram os chuveiros, pois eu estava num quarto do último andar e tinha que descer as escadas para chegar lá. fora isso, tinha um grupo de brasileiros no quarto que, tal qual os italianos em Madrid, adoravam chegar no meio da madrugada! rs

Barcelona é conhecida por sua arquitetura modernista, devida principalmente ao arquiteto Antoni Gaudí, que deixou sua marca por boa parte da cidade! foi ele um dos motivos que me fez incluir Barcelona no roteiro! o outro foi a existência de um dos museus dedicados a Picasso estarem na cidade (o outro fica em Paris), com obras do início da carreira do pintor!

do Picasso, o museu valeu muito a visita, tinha uns desenhos de quando ele era jovem, em folha de papel que eram impressionantes! em geral de paisagens, retratos... o mais legal é perceber como ele evoluiu daqueles trabalhos no início da carreira até chegar em sua fase cubista, a mais famosa dele como pintor!

de Gaudí, as casas Batló e 'La Pedrera' são incríveis, e um prato cheio para os arquitetos! ;-) mas o que mais me chamou a atenção mesmo foi a obra da igreja da Sagrada Família, uma obra gigantesca com uma riqueza de detalhes tanto na decoração quanto na construção! o museu em seu interior mostra de onde veio a inspiração do modernista Gaudí, de caules de plantas, de árvores, folhas, flores... coisas que ele via na natureza, estudava e aplicava em suas obras singulares! em 'La Pedrera' também há documentários e maquetes da construção do prédio que também falam desta inspiração na natureza, muito legais! o Park Güell é famoso pelos mosaicos na escadaria da entrada e nos bancos de uma praça enorme que tem nesse parque, mas devo ter dado muito azar pois no dia que fui lá, uma quinta-feira, estava lotada de turistas! mas era lotada mesmo! não tinha um cantinho para se sentar e um lugar que se olhasse sem ver um turista naquela escadaria! os bancos então, estavam quase que completamente tomados naquela tarde de sol!

o 'Bus Turístic', serviço de ônibus que passa pelas principais atrações da cidade, foi muito útil já que os lugares que queria visitar não eram tão pertos entre si, já que com um bilhete você pode pegar a linha quantas vezes precisar durante um ou dois dias, e o ônubas passa a cada quinze minutos, mais ou menos. até acho que perdi tempo nesses ônibus, mas valeu a pena para descansar as pernas depois de seis dias caminhando sem parar! =)

ah, menti no post anterior sobre o trajeto Madrid-Barcelona ter sido a reserva mais cara da viagem. na verdade foi Barcelona-Paris! pudera, uma viagem de doze horas de trem cruzando a França de sul a norte não seria barata realmente!

no último dia na cidade visitei o Palau de la Música Catalana, uma impressionante casa de ópera com vitrais incríveis e uma cúpula que desafia as leis da gravidade! quando tiver tempo vou escanear os postal que comprei (não era permitido tirar fotos do lugar) só para vocês terem idéia do lugar! e também aproveitei para ir até o estádio do Barcelona, o famoso Camp Nou! não visitei o estádio por dentro, por causa da falta de tempo (já eram quatro da tarde, se não me engano), mas visitei a 'lojinha' do time! 'lojinha' foi modo de dizer, era uma mega-store, com tudo que se tem direito de produtos com a grife do time! queria ter comprado uma camiseta, mas lembrei do peso da mochila...! rs e como o preço era de primeiro mundo (ou seja, caríssimo!), resolvi sair de lá com as mãos abanando!

aí foi voltar para o albergue, pegar a mochila e aguardar o horário do trem na estação! =) Paris, aqui vou eu!

em Barcelona, desde o primeiro dia senti que tinha alguma coisa errada com minha garganta. os dias em Madrid foram quentes, mas um vento frio sempre soprava na cidade. e foi provavelmente esse vento que me pegou, pois o incômodo na garganta começou a aumentar com o passar dos dias. comprei uma caixa de paracetamol no fim do segundo dia na cidade e estava torcendo para a situação não piorar. não senti nada no terceiro dia, nem em boa parte do quarto, mas mesmo assim decidi que iria resolver aquilo sem falta em Paris. afinal tinha contratado um seguro de viagem justamente para utilizar em casos como aquele!

no próximo post conto como terminou essa história, além de tentar descrever como foram os quatro dias na cidade-luz! ;-)

té mais!

Nenhum comentário :