julho 11, 2007

Álbum Madrid+Toledo

a viagem de trem foi melhor do que eu imaginava. não, a cama era tão dura quanto pensei mesmo, mas fora isso foi uma viagem tranquila, cabine com quatro camas, banheiros em cada canto do vagão. conversei um pouco com um americano que estava na mesma cabine, mas nem me lembro mais sobre o quê. falei do meu itinerário pela Europa, ele deve ter falado algo sobre a dele, mas eu precisava dormir e só acordei na manhã seguinte com a funcionária da Comboios Portugueses (a empresa de trem de Portugal) nos acordando para devolver o bilhete/passaporte na chegada a Madrid!

não pensei duas vezes ao sair da estação, tinha visto em mapas e no Google Earth que o estádio do Real Madrid era mais ou menos perto da estação que chegaria na cidade, deixei as mochilas no 'locker' da estação e fui direto para lá! =) era sábado de manhã, a avenida Paseo de la Castellana estava pouco movimentada, mas ela se parece com a Vinte e Três de Maio aqui da capital, com a diferença de que tem muito mais árvores e um canteiro central que é realmente um passeio para pedestres e ciclistas!

Paseo de la Castellana - perto da Puerta de Europa

o estádio Santiago Bernabeu em si não é grande, dei uma volta ao redor do quarteirão rapidamente. queria ter visitado por dentro, mas era dia de jogo, e estava numa das rodadas decisivas, então tinha cambistas para todos os lados. desisti da visita por dentro e fui buscar minha mochila.

peguei um táxi para o albergue e, lá chegando, descobri que um dos caras que cuidam da recepção era brasileiro! o albergue é de argentinos, então foi realmente uma surpresa encontrá-lo ali! rs super tranquilo, apesar do quarto ter umas sete ou oito beliches, e dos italianos chegarem sempre nas primeiras horas da manhã! rs

a estação de trem de Atocha é muito bonita por dentro, pena que não tirei fotos, mas tem uma bela praça arborizada no pátio interno! o problema é que era muito quente em seu interior, pelo teto de vidro a luz solar entrava, parecendo uma estufa! perdi quase duas horas ali, esperando a minha vez para comprar passagens de trem para Toledo e a reserva para Barcelona (a mais cara de toda a viagem!).

na saída da estação fui direto para o museu Reina-Sofía, pois ali está exposta a obra 'Guernica' de Picasso! belíssimo quadro, retratando um dos momentos mais duros da história espanhola, sua Guerra Civil e a ditadura que se seguiu. acabei não indo ao museu do Prado, pois já tinha fechado e ficou para uma próxima oportunidade, pois no dia seguinte, domingo, eu estaria em Toledo e de segunda ele fecha. voltei para o albergue, passando pela plaza de Colón e tentando tirar uma foto da bandeirona espanhola aberta, mas o vento não colaborou! rs

o domingo foi dedicado a Toledo. dia de descanso, e não somente turistas estrangeiros como muitos espanhóis estavam rodando pela cidade, aproveitando para conhecer o lugar. e como andei naquela cidade! Toledo, para quem não sabe, foi capital da Espanha antes de Madrid assumir o posto. e quando a corte real mudou-se de lá, foi como se a cidade tivesse parado no tempo! o muro ao redor da cidade continua a existir, suas entradas medievais também estão preservadas até hoje, as ruas são estreitas, e como há ladeiras naquele espaço apertado! ufa! o tempo estava bom, o ventinho ajudou a refrescar e a caminhada só parou no meio da tarde, quando decidi voltar para Madrid! queria ter visto a catedral por dentro, mas preferi guardar minhas memórias para outras catedrais que iria visitar ao longo da viagem!

Toledo é também a cidade do pintor 'El Greco', e apesar de o Museo de El Greco encontrar-se fechado para reforma, boa parte de suas obras foram expostas na Casa Museo de Victorio Macho, e são impressionantes pel estilo singular. Para quem quiser ter uma idéia, segue link para sua página na Wikipédia!

na volta a Madrid decidi sair andando da estação em direção à Plaza Mayor! segui pela calle de Atocha até lá e encontrei uma praça enorme, com zilhões de cafés em cada lado daquele quadrado aberto no meio dos prédios típicos! faltou foto, desculpem-me! =) preferi seguir em frente, em direção ao Palácio Real! um enorme palácio com uma praça gigante na frente, a plaza Oriente, com diversas estátuas que, segundo o meu guia de viagem, deveriam adornar o topo do palácio, mas a rainha ou a princesa sonhou que elas, as estátuas, estavam caindo em cima de si, e o rei achou por bem deixá-las, as estátuas, no nível do chão! rs praça lotada de turistas naquele domingo de sol! passei novamente pela plaza de Colón e desta vez a bandeirona estava aberta! cadê a câmera para tirar a foto??? quase não consegui pegá-la! rs

na segunda, resolvi fazer passeios mais leves, e fui direto para o parque del Buen Retiro. passei a manhã toda por lá, vi o Palacio de Cristal, muito bonito com uma bela fonte em frente! passeei pela 'La Rosaleda', um viveiro de rosas muito bem cuidado! voltei para o albergue e comecei a planejar os quatro dias de Barcelona!

fiz o 'check-out', peguei um táxi e fui para a estação de trem, a mesma pela qual cheguei. a foto que está ali em cima neste post foi tirada neste dia, inclusive! aí veio a situação engraçada: estava tirando as fotos da puerta de Europa com o celular quando veio uma dúvida enorme em minha cabeça: eu guardei minha toalha de banho na mochila ou não, antes de sair do albergue? repassei na memória o que havia feito no albergue e tinha quase absoluta certeza de que não havia. não dava para confirmar na mochila pois havia deixado a mesma no 'locker', e se tirasse teria que pagar novamente para guardá-la. decidi voltar ao albergue e, para ser rápido, peguei o metrô de lá! tinha pego uma vez no primeiro dia, mas dei azar naquela primeira experiência e o metrô parou numa estação e fez todos descerem! agora não podia acontecer novamente, pois o tempo que dispunha para pegar o trem a Barcelona era quase que no limite para ir e voltar ao albergue! o metrô estava mais ou menos cheio mas cheguei tranquilo na estação mais próxima do albergue, coisa de cinco quarteirões de distância (mas eram 'os' quarteirões! com uns trezentos, quatrocentos metros cada!!!). praticamente corri até lá, falei com um dos argentinos que me deixou entrar para ver se a toalha estava lá, e estava mesmo! dobrei a mesma, enfiei numa sacola e saí novamente, agora mais tranquilo pois sabia que tinha um tempinho para chegar na estação sem atropelos! ;-)

foi aí que tirei esta foto, para mostrar como é o metrô de Madrid. os vagões são estreitos e abertos, ou seja, é como se estivesse dentro de uma minhoca gigante! rs

Foto do Metrô de Madrid

daí foi chegar na estação, pegar minha mochila e aguardar o horário do trem!

aguardem, que vem aí Barcelona! =)
té mais!

Nenhum comentário :