julho 11, 2007

a falta de verde

em Lisboa não é apenas impressão. falta mesmo! a cidade é tão cinza quanto São Paulo, apenas quando se afasta do centro é que se vêem áreas verdes em praças ou árvores nas calçadas. estava conversando com o taxista que me levou do aeroporto para o albergue quando cheguei na cidade, e ele me contou que os lisboetas em geral saem da cidade para ir a um parque e tal. tirando o Eduardo VII, vi outras duas praças com muito verde, uma no Bairro Alto e outra em frente ao monumento a Colombo, no bairro de São Bento. fora isso foi o cinza que aparece nas fotos. uma pena, para uma cidade que recebe tantos turistas e tem um clima tão bom.

quanto ao calor humano, tirando os do albergue, os contatos que tive com os nativos, apesar de poucos, foram ótimos! inclusive no posto de informações ao turista localizado na praça do Comércio, fui super bem atendido! tudo bem, sempre tem um ou outro que é mais carrancudo, ainda mais com turista, mas não diminuiu a impressão positiva!

outra coisa que me impressionou foram os mendigos dormindo na rua. tinha um na praça dos Restauradores, outro numa rua paralela à praça D. Pedro IV e que tinha até um lisboeta bravo apontando para que os turistas vissem aquilo! bem estranho, devo dizer! e pedintes! tinha uns pedintes na praça do Comércio, abordando as pessoas, em geral turistas, que estavam admirando o local! mas tanto os mendigos quanto os pedintes foram uma constante por toda a viagem, em praticamente todas as cidade por que passei vi gente dormindo na rua e/ou alguém vinha me pedir dinheiro. toda precaução é válida, apesar de não ter tido nenhum problema. mas é bom saber que essas coisas existem também por lá para que nos situemos melhor sobre as diferenças e principalmente as semelhanças entre primeiro e terceiro mundos!

té mais!

Nenhum comentário :