setembro 23, 2012

comecei a correr em 2004

logo depois de voltar das férias, quando visitei Bolívia e Peru. tinha treinado muita caminhada antes para encarar a trilha inca (e ainda assim precisei pagar um guia para levar minha mochila no pior trecho, mas isso conto outro dia), e na volta resolvi me iniciar no mundo das corridas de rua.

não foi uma decisão do nada. tinha duas pessoas no trabalho, uma delas meu chefe na época, que estavam correndo algumas provas de rua e treinavam com regularidade no Ibirapuera. lembrei da época do colégio, cujo teste bimestral de educação física era uma corrida de 12min na pista de atletismo de 400 metros e que eu sempre ficava na média mas sabia que se treinasse poderia fazer mais. decidi começar a treinar.

foi o que fiz do fim de 2004 até o fim de 2005 e me coloquei como meta participar da São Silvestre no fim do ano. mudei de área nesse meio tempo e dei uma parada no inverno, o que quase me fez desistir do plano. o incentivo de um colega do trabalho que queria começar a correr também, me fez retomar os treinos e voltei a mirar meu objetivo de 31/dez.

terminar aquela São Silvestre, minha primeira corrida de rua oficial, foi indescritível. caiu um pé d'água na região central, mas foi como lavar a alma para terminar bem aquele ano! estava tão empolgado com as corridas que me dei uma meta não oficial de completar 10 São Silvestres. não duas, não três, não cinco, mas dez! rs não oficial porque a gente nunca sabe o que vai acontecer, certo? e era emblemático o dez, pois eu tinha corrido a 81a. edição da corrida, ou seja, se corresse as dez planejadas nos anos seguintes, completaria a meta na 90a. edição!

desde então, com mais foco ou menos foco tenho me mantido nos treinos e nas participações em corridas pela cidade, especialmente as corridas organizadas pela Corpore, a qual me associei no início de 2006. de lá para cá tive de parar esta prática durante o ano de 2009 por conta do curso de pós que fiz e que me tomou todo o tempo livre que tinha. acabou me custando o plano inicial, já que não tive condições de correr a São Silvestre daquele ano, além das corridas da Corpore.

mas o sonho foi apenas adiado. tirando 2009, já foram seis São Silvestres terminadas até aqui! acabo de fazer a inscrição para a deste ano e espero estar em forma para conseguir atingir meu objetivo de bater meu melhor tempo, obtido em 2006. neste ano estou fazendo um curso para tirar uma certificação, mas como são apenas dois dias por semana ainda tenho conseguido treinar com regularidade.

e o legal das corridas é que muitas são tradicionais. por exemplo a maratona de revezamento da Pão de Açúcar, ocorrida domingo passado na cidade. foi minha quinta participação nela, só não corri em 2008 e em 2009 fui no sacrifício mesmo sem quase nada de treino! e outra que entrou no meu calendário anual foi a do shopping Aricanduva, na zona leste, pertinho de onde cresci e onde moram meus pais. também são cinco participações em seis anos (ah, 2009... rs) e já me inscrevi para a próxima que será no domingo que vem!

devo ter umas cinquenta medalhas de participação em corridas de rua. já participei de duas meia-maratonas (21,1 Km de distância), em 2007 e 2008, e desde 2010 tenho perseguido voltar a correr uma prova nessa distância mas não consigo manter os treinos e principalmente a balança (fechar a boca tem sido um problema atualmente rs) de forma a conseguir. ano que vem, se conseguir manter os treinos no início do ano, posso voltar a pensar nisso e quem sabe me inscrevo na da Corpore que acontece entre abril/maio!

mas é um hábito que consegui manter e que me ajuda a manter a saúde e a cabeça em dia! =)

té mais!

2 comentários :

Anônimo disse...

Edson, quanto tempo!! Que bom "ver" você lá no meu blog! :)
Eu acho que não tinha lido este seu último post! Acho super legal você conseguir manter essa atividade física por tanto tempo, acho que não conheço ninguém que tenha esse gás, geralmente o povo se empolga por um tempo e depois os outros compromissos vão tomando o lugar da atividade física.
Eu ainda tenho nos planos fazer caminhada e correr regularmente, mas já me conformei que ainda vai demorar, com filho em casa o dia inteiro é impossível né? Mas um dia... :)
Beijos!!

Edson disse...

Oi, Rê!
eu sempre estou lendo seu blog, só não deixo comentários por lá! vou me policiar daqui pra frente e comentar mais! =)
espero que vc consiga seguir seus planos para fazer caminhadas/corridas! mas sua atividade de artesanato com isopor, tecidos, fitas etc já tem rendido muitos frutos! ;-) ano passado voltei a fazer origamis, aprendi vários que não conhecia e preencheu um período em que estive privado da atividade física de que tanto gosto! pra mim, essas atividades manuais são tão importantes quanto o exercício físico, pois ajudam a manter a mente saudável tbm! =)
beijos!