outubro 17, 2015

escola

não, não é um post sobre bullying. afinal, na minha época nem tinha nome isso de ficar zoando os colegas de escola. mas se você quiser saber um pouco sobre esse assunto, sugiro assistir a este depoimento emocionante no TED --> https://www.youtube.com/watch?v=H_8y0WLm78U . depois me conte o que achou!

este post é para falar de algo pessoal mesmo. sou de ascendência japonesa, para quem não sabe, e isso não quer dizer que meus pais tinham dinheiro para pagar uma boa escola para mim e meu irmão. não mesmo, praticamente toda nossa educação foi oriunda de escola pública, salvo o jardim/prezinho e oitava série do meu irmão, e o jardim (pulei o pré*) e sétima/oitava séries no meu caso. e falando de mim, especificamente no primário/ginásio até a sexta série, ser o 'japa' da sala era sinônimo de ser rotulado como o 'inteligente' e mais estudioso da turma. 'cdf' foi um termo que só apareceu em minha vida um pouco depois, mas já existia naqueles tempos.

bom, eu era realmente o único japonês da sala. e sendo introvertido, com dificuldade para fazer amigos e até para participar das aulas, eu ficava muito na minha. então o que eu fazia era estudar e estudar para ir bem nas provas. bem coisa de japonês mesmo, meus pais, principalmente minha mãe, sempre falaram para nós que a gente precisava ir bem na escola para ser alguém na vida. e pra ajudar, a escola ficava bem longe de casa, então depois da aula eu e meu irmão ainda tínhamos de pegar um ônibus para voltar, e como praticamente todos nossos colegas moravam perto da escola, não dava para brincar com eles depois da aula ou mesmo encontrá-los caminhando na rua num fim de semana, por exemplo.

mas voltando ao inteligente, eu sempre achei que dizer que eu era inteligente era demais para minha pessoa. como eu podia ter esse rótulo se eu achava que outros colegas eram melhores que eu em muitos outros aspectos? eu tirava as melhores notas da sala em quase todas as matérias, é verdade, mas eu sabia que isso era fruto do meu esforço em estudar para as provas. minhas notas sempre estavam entre 8 e 10, salvo raras exceções. afinal, se a média era cinco, por que seria necessário estudar tanto? e aí eu inconscientemente, já que não tinha tantos amigos, ficava só estudando porque foi pra isso que meus pais me colocaram na escola no fim das contas.

eu era bem fechado mesmo. mas por ser 'inteligente' não tive tantos problemas com zoeira dos colegas pegando no pé pelo meu jeito de ser. eu brincava de pega-pega, esconde-esconde durante os recreios, jogava bola, queimada... era divertido! mas nada disso mudou muito como eu era, aquele que falava pouco e estudava muito. só fui conseguir mudar, ou pelo menos ter mais consciência da distância que eu mantinha das outras pessoas e tentar melhorar, na época do colégio.

hoje em dia já existem muitas teorias e estudos acadêmicos falando das diferentes formas de inteligência (aqui vai uma matéria na revista Super Interessante a respeito --> http://super.abril.com.br/ciencia/inteligencia), o que tem ajudado muita gente a entender que pontuação alta no teste de QI, ou notas altas na escola, não são necessariamente indicadores de sucesso no futuro de determinada pessoa.

tem um outro tema subjascente a este, sobre a forma como a educação é estruturada / organizada na sociedade moderna capitalista, mas isso vai ficar para outro post. ;-)

té mais!

(*) a história do pré é engraçada e vou contar rapidinho. meu aniversário é em dezembro e na escolinha que meu irmão fazia o jardim, devia ter alguma regra que, enfim, meus pais não conseguiram me matricular no ano seguinte ao meu irmão (temos 1 ano e sete meses de diferença de idade). no ano que era para eu fazer o pré, minha mãe me vestiu super bem e me falou para parecer mais 'velho' rs, e me levou para matricular na escola pública em que meu irmão já estava para começar a segunda série! eu lembro da minha mãe me pondo a roupa nesse dia e de chegar na secretaria da escola, mas sei lá o que eu devia fazer para parecer mais 'velho'! rs no fim deu certo e a partir daí fiquei com apenas um ano de diferença de série para o meu irmão! acho, pensando melhor, que o ano comigo numa escola e meu irmão em outra deve ter dado uma trabalheira para meus pais, falando de logística, que eles não viam a hora de nós dois estarmos na mesma escola! =P

Nenhum comentário :