janeiro 05, 2016

chegou 2016

e começo fazendo aquilo que já deveria ter feito em dezembro mas a preguiça me impediu rs, limpar e arrumar a bagunça do apê onde moro! aí os projetos se atropelam e também iniciei as caminhadas vespertinas para retomar a atividade física, para quem sabe até o meio do ano voltar a correr 5 quilômetros.

amanhã completo 30 dias sem emprego. e o primeiro grande projeto que vou tirar da gaveta será o de aprender o básico de pelo menos duas línguas neste ano. a primeira será italiano, a segunda estou em dúvida entre o japonês e o francês. mas decidi que irei dedicar pelo menos 4 meses para cada uma, pelo menos uma hora por dia útil. esse projeto começa em fevereiro, então terei horário regular de estudos durante a semana, junto com as caminhadas/corridas. preciso revisar /reestudar o espanhol também, pois percebi pelos contatos que tenho no Instagram o quanto travo ao tentar comentar/conversar com pessoas nativas, sejam aqui da América Latina, seja da Espanha e outros lugares que falam a língua espanhola. vamos ver se consigo.

a língua japonesa devo confessar que não sei quase nada. se tirar os números, então só sei umas poucas palavras. e se quiser visitar a terra dos meus antepassados num futuro não tão distante, terei de aprender logo! por isso estou na dúvida entre o francês e o japonês para começar neste ano a estudar. bem ou mal dá para se virar com um pouco de inglês na França, mas no Japão acredito que seja bem mais complicado pois quero ir para Okinawa, ilha mais ao sul do arquipélago japonês, e que possui até um outro dialeto diferente de todo o resto do país.

então, por enquanto são esses dois projetos que estão saindo do papel. assim que terminar de organizar a bagunça sentarei para pensar no restante. que venha o ano novo!

té mais!

Nenhum comentário :