julho 09, 2002

momento de homenagem.

12 anos. Vinicius de Moraes falecia no Rio de Janeiro, deixando a sensação, para os que ficavam, do poeta que que viveu a vida da forma como a descreveu em seus versos. "Vinicius é o único poeta brasileiro que ousou viver sob o signo da paixão. Quer dizer, da poesia em estado natural. Eu queria ter sido Vinicius de Moraes", diria Drummond certa vez.

Soneto de Separação - Vinicius de Moraes

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto.


De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama.


De repente, não mais que de repente
Fez-se de triste o que não se fez amante
E de sozinho o que se fez contente.


Fez-se do amigo próximo o distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente.


    Oceano Atlântico, a bordo do Highland Patriot,
   a caminho da Inglaterra, setembro, 1938

...

hoje também é o dia da Revolução Constitucionalista de 1932, aqui no estado de São Paulo é feriado por isso. mas o que foi essa tal revolução? os políticos paulistas, descontentes com a tomada do poder por Getúlio Vargas, e adeptos da política do café-com-leite que até então imperava, faziam de tudo para se opor ao novo governo. primeiro foram as reclamações quanto ao interventor (todas as instituições legislativas tinham sido abolidas pelo golpe de 1930) nomeado por Getúlio. Porém, e para evitar desgaste político, Getúlio cedeu e nomeou o representante indicado pelos paulistas. Mesmo assim, não contentes, estes exigiam a promulgação de uma nova constituição para o país. E chegou-se ao extremo de iniciarem uma guerra. final da história: os paulistas saíram derrotados, sem o apoio dos demais estados, tendo lutado sozinho por três meses contra as tropas federais, melhor equipadas. mas na seqüência a nova Constituição foi promulgada, em 1934 por um colegiado eleito pelo povo.

em 23 de maio de 1932, pouco antes de iniciar a revolução, uma grande passeata pelas ruas da cidade, chamando o povo a lutar pela constituição, e em memória de quatro jovens estudantes mortos em virtude da repressão da época. o que isso diz? só quando o governo restringe as liberdades das pessoas é que se considera que não se trata de um governo legítimo. esta revolução foi o maior acontecimento militar do Brasil no séc. XX. mesmo na ditadura, a repressão impediu os movimentos de massa. um regime ditatorial, imposto à sociedade não parece justo aos cidadãos, quando apresentado explicitamente.

mas o que temos hoje? sem interesse na política, os ditos representantes do povo não nos representa tanto assim, ou estou enganado? e cadê a nossa participação nos assuntos importantes de nossa nação, nosso estado, nossa própria cidade? quantos de nós vai atrás daquele vereador que elegemos na eleição passada para cobrar dele algo que consideramos importante para a comunidade em que vivemos?

as eleições estão chegando, a propaganda eleitoral começou, nas ruas já temos pessoas balançando bandeiras com o nome dos candidatos. esta pode ser a forma democrática de mudar as coisas, mas as pessoas esquecem que é a única forma. votar parece ser o repasse da obrigação de zelar pelo bem-estar da sociedade a outrem, quando na verdade é responsabilidade de todos.

...

deixe-me voltar ao meu trabalho de conclusão. ah, sim! ganhei meu primeiro fanart/fansign desta moça dos girassóis. muitíssimo obrigado, Caty! =)
Té mais!

Nenhum comentário :