dezembro 20, 2003

"o princípio é que importa"

costumo brincar com tal frase com meu irmão. já faz um tempo que não faço uso dessa expressão e não lembro agora de uma situação, engraçada em geral, na qual utilizei a mesma. fim de semana passado o utilizei, já que meu pai jogou o pacote vazio de salgadinho na guia da rua. meu irmão e eu sabemos que ele não faz por mal, por isso brinquei dizendo que isso não pode ser feito. meu irmão me cortou dizendo que muitos fazem isso na rua, daí eu utilizei a frase descrita ali em cima.

só para introduzir o princípio. a estagiária da área, uma ótima pessoa (não pensem mal dela, por favor!), costuma em sua faculdade jogar papéis de bala pelo chão, afinal existem funcionários pagos justamente para fazer esse serviço de limpeza. e justifica, se ela não fizer isso, para quê serviria para a faculdade empregar esses funcionários? então ela acredita que está mantendo o emprego de tais pessoas com sua atitude.

reflita no que acabei de escrever.

agora pense nisto. nossas células da pele, sem contar os pêlos e cabelos, se renovam numa velocidade que eu não saberia dizer, sendo responsável por boa parte da sujeira que se encontra nas casas ao passar uma vassoura. Talvez isso não seja argumento suficiente para ela deixar de jogar o papel de bala no chão da sala de aula da faculdade.

pensemos diferente.

supondo 4 prédios na faculdade, cada prédio com 4 andares, cada andar com 15 salas, cada sala contando com 60 alunos. por período. seriam um total de 14.400 alunos por período, 43.200 ao dia. agora imagine que cada aluno resolva jogar seu papel de bala no chão da sala, simplesmente para manter o emprego do funcionário da limpeza.

acho que ele ficaria feliz se o número de feriados dobrasse por ano, mais do que os próprios alunos. isso sem contar que muitas vezes não daria tempo entre os períodos para se limpar todas as salas da melhor forma e seria necessário contratar outro funcionário.

além do mais, acho que somos seres civilizados e que, sendo cidadãos de uma comunidade, um país que busca melhorar, devemos fazer aquilo que acreditamos ser o certo. talvez eu esteja exagerando ao dizer a ela que jogar o papel de bala no chão da faculdade é errado, mas eu acho que "o princípio é que importa".

té mais!

Nenhum comentário :