setembro 08, 2007

Londres/UK

iria pegar o trem para a capital inglesa logo pela manhã, então arrumei minhas coisas na noite anterior, dormi cedo, acordei mais cedo ainda, nem tomei café, fiz o check-out do albergue parisiense e saí à busca de um táxi que me levasse à estação 'Gare du Nord'.

na estação, não tinha a menor idéia de onde deveria esperar pelo trem, mas como havia chegado cedo, resolvi aguardar nuns bancos próximo a um enorme painel que mostrava todos os destinos de partida atualizados. fazia um frio danado naquele horário, ainda madrugada em Paris. aí encontrei três brasileiras que, como todo turista tupiniquim que se prese, estavam fazendo uma boa bagunça enquanto aguardavam o trem que as levaria para Amsterdam! conversamos um pouco e elas me contaram um pouco da aventura delas até ali. não me lembro bem agora, mas acho que tinham alterado o roteiro da viagem e tiveram que devolver uma passagem e comprar outra, algo assim. o engraçado foi que elas acharam que ninguém estava entendendo o que elas diziam, incluindo a mim com essas feições 'brasileiras' que não tenho rs, mas meu boné da sos mata atlântica me denunciou e demos algumas boas risadas!

e depois desse momento de descontração, elas partiram para pegar o trem delas e eu fui procurar onde deveria estar o trem para Londres! faltavam pouco menos de 1 hora e nada de aparecer no painel a plataforma, mas foi aí que descobri que o famoso EuroStar tinha uma plataforma exclusiva e que eu precisava subir ao mesanino da estação para fazer o check-in! sim, tem que se fazer check-in para pegar o tal trem, com imigração e tudo! no início pensei que era apenas a imigração francesa, que passei sem problemas, mas logo na seqüência estava ali na frente o posto de imigração inglês... e eu não estava nem de longe preparado para a conversa com o agente de imigração! tanto que boa parte dos comprovantes de hospedagem e de traslado (trem/avião) estavam na mochilona, e tive que tirá-las para apresentar ao agente durante a conversa! resumo da história, fui pego de surpresa mas, apesar de meio enrolado, consegui responder a todas as perguntas do agente de forma clara e, o melhor de tudo, na língua da rainha! hehe

quando o agente me liberou, eu tinha pouco mais de cinco minutos para chegar ao trem, que eu nem sabia onde estava e tinha um raio-x para passar ainda! ok, desespero a parte, cheguei perguntando a um funcionário se aquele era o trem das 8h05 para Londres (ele começou falando 'bon jour', mostrando o quão indelicado eu tinha sido - ops!, mas confirmou que era aquele trem mesmo), entrei e sentei confortavelmente no assento a mim destinado! ufa! acabara de passar por mais uma prova de fogo! =)

o trem da EuroStar é muito rápido! eu queria me lembrar a que velocidade ele chegou durante a viagem, mas foi algo assim absurdo, acho que quase 200 km/h! talvez bem mais do que isso! da capital francesa até a capital inglesa são 'apenas' 2h50min de duração, para um percurso de aproximadamente 500km! teve uma hora que um funcionário começou a falar pelo sistema de som, com um inglês bem arrastado, umas coisas engraçadas que não me lembro bem o que era, mas das quais todo mundo riu na hora! humor britânico hehe!

falando de Londres, finalmente! a cidade em si não difere muito de São Paulo. caminhei pela Oxford St., região de grandes lojas e comércio ao norte do centro, com muita gente andando pelas largas calçadas daquela região. impressiona muito a arquitetura, especialmente no centro, o prédio do Parlamento inglês, a torre do Big Ben (que na verdade é o sino, e não o relógio que leva esse nome), a abadia de Westminster, os prédios públicos ao redor, a guarda real, o palácio de Buckingham... e os parques! o St. James é ótimo, tem um baita visual com aquele riozinho passando no meio, o Green Park só estive de passagem, assim como o Hyde Park, mas este último é gigantesco e para cruzá-lo a pé demorei um baita tempo! mas são áreas verdes bem ali no centro da cidade ou muito próximo a ele, o que torna a cidade menos cinza do que aparenta. e isso faz uma grande diferença!

visitei o Cabinet War Room, local do QG de Winston Churchill durante a Segunda Guerra, dei uma volta na London Eye, a enorme roda gigante às margens do rio Tâmisa, cuja volta dura aproximadamente 40min, fui à National Gallery, belíssimo museu localizado na Trafalgar Square, o quarteirão mais congestionado da cidade, também estive no museu de Ciência e na gigantesca catedral de São Paulo, obra monumental com belíssimas pinturas, um visual lindíssimo de sua cúpula para os arredores (mas acabei não tirando fotos pois o tempo não ajudou), e com diversas esculturas ao longo das paredes!

o que achei engraçado foi ver, logo que saí da estação de Waterloo, assim que cheguei na cidade, um casal de namorados com no máximo 15, 16 anos, vestidos no estilo punk. ambos com cabelo espetado, aqueles brincos enormes e, o mais bizarro, ele com as calças quase caindo e mostrando boa parte do traseiro para fora! rs

tenho certeza que estou esquecendo de vários detalhes, mas depois retorno para completar o relato sobre Londres! ;-)

té mais!

Nenhum comentário :