setembro 12, 2015

22 meses depois...

quase dois anos longe deste espaço. coisa feia da minha parte, eu sei. mas para ser bem sincero, o blog já estava mal das pernas desde 2011, quando os posts passaram a ser bem esporádicos.

e o que aconteceu nesse meio tempo?

bom, pra começar do geral depois pro específico, a grande mudança foi que as redes sociais dominaram a comunicação com o grande público. facebook, youtube, twitter, snapchat e assemelhados, é impressionante o crescimento que aconteceu desde 2001, quando comecei este meu blog, e mesmo antes já que muitos blogueiros famosos daquela época viraram famosos no mundo virtual e real.

difícil achar um blog hoje com as características que tinham no início, deparei-me ontem com um post da cora rónai no facebook e fui atrás do blog dela, o internETC, mas mudou muito e ela aparenta estar usando mais a página do Mark mesmo para postar no dia a dia. pra falar a verdade não pesquisei muito, mas dos links ali do lado já percebi que muitas páginas estão até mais tempo sem atualização do que este meu espaço.

muita coisa mudou mesmo. fui ler os posts antigos, de quando comecei o blog. na época estava hospedado no extinto hpG e o nome era "Time of Your Life", referência à música do Green Day. tinha link de comentários de serviços fora do Blogger (que não tinha essa opção quando começou) e até guestbook, veja só.

mas voltando aos posts, comecei este blog exatos 30 dias antes dos atentados de 11/09 às Torres Gêmeas nos EUA. nenhuma relação, mas só me dei conta disso agora. o que me inspirou a começar a escrever aqui foram inúmeros outros blogs que havia encontrado internet afora que transmitiam aquilo que eu sentia na época. e, como está descrito ainda na página sobre esta pessoa que vos fala, também tinha a intenção de manter por perto a vontade de voltar a escrever.

é, eu gostava de escrever. ainda gosto, mas desde aquela época não escrevi mais nada. ideias surgiram, até pus no papel algumas delas, mas nunca se concretizaram num texto formulado. ou seja, minha 'produção literária' ainda é do século passado. rs

escrevi ideia ali em cima, e outra mudança que veio mas ainda não pegou muito foi a tal da reforma ortográfica. tira acento, tira trema, tira hífen aqui põe ali, plural de palavras compostas... muita coisa para uma língua que já é complexa o suficiente em gramática! rs

voltando ao fio da meada. este blog estava sem graça quando comecei a escrever só sobre minhas participações em corridas de rua. é fato que a gente preenche nosso tempo com aquilo que gostamos, e eu admito que não gostava de escrever mais aqui, por isso comecei a postar no facebook sobre minhas corridas. 'grande mudança' você irá dizer em tom irônico, eu sei, mas aquilo me motivava, afinal vinha o incentivo dos amigos e tal. porém, da mesma forma que no blog, lá também ficou sem graça, então nem mesmo as corridas me mantiveram a escrever.

o trabalho me atolou também. os momentos de alívio eram as corridas e as férias, quando conseguia sair para viajar e ver outras paisagens, outras culturas. funcionou nos últimos tempos, mas eu sabia, ainda que inconscientemente, que a base sobre a qual apoiava-se meu equilíbrio não tinha forte sustentação. no início deste ano fui promovido, e o que era para ter sido algo bacana virou tudo do avesso. veio uma avalanche de mudanças no trabalho, que começaram no fim do ano passado e ainda não terminaram, que me fizeram desgostar daquilo que faço. para completar, não consegui mais sair à noite num horário decente para poder correr como estava acostumado. já se vão seis meses nessa vida trabalho-casa-trabalho e fins de semana sem o menor ânimo para fazer qualquer coisa além de descansar.

o que me leva ao motivo de voltar aqui. aproveitei apenas uma rede social nos últimos tempos, o Instagram. sempre foi um hobby essa coisa de tirar fotos, e pelo visto vai continuar sendo pois mesmos os amadores que sigo por lá tiram fotos extremamente boas! rs mas esse hobby me fez encontrar aquela vontade de aprender algo novo, e aí comecei a procurar vídeos no youtube e, com uma ajuda do meu irmão que também se interessou pelo tema, ainda que por outros motivos, encontrei alguns canais que ensinam sobre luz, foco, ISO, abertura, exposição etc. e quando parei para pensar, percebi que mesmo sem conseguir respirar no trabalho eu consegui arrumar tempo para aprender algo novo! olha que legal! se eu quisesse, também poderia ter conseguido manter os treinos de corrida nesse tempo, então foi uma escolha inconsciente que fiz ao parar, assim como escolhi meio sem saber que queria aprender a fotografar melhor.

então estou aqui, escrevendo novamente neste espaço, por uma escolha consciente desta vez. não sei se vou ficar por muito tempo, mas enquanto ficar esta será minha 'casa' por escolha. vou continuar a aprender a fotografar, quero voltar a correr, quem sabe volte até a gostar do meu trabalho. mas preciso disto aqui, deste espaço para voltar a escrever. pode ser que os frutos não germinem, mas se não plantar agora, nunca saberei o resultado. então é hora de arregaçar as mangas e fazer acontecer!

:)

Nenhum comentário :