setembro 19, 2015

as mídias sociais

já fui mais ativo no facebook, hoje em dia posto muito raramente ou compartilho o que me chama a atenção. percepção seletiva nunca foi mais verdade na minha relação com essa rede social! rs sou bem mais adepto do instagram, posto diariamente uma foto, seja nova ou de minhas viagens de férias passadas. mas aqui é raro postar uma foto 'selfie', pela preocupação com exposição e cuidado ao se manter uma conta aberta ao público. de qualquer forma tenho uns 800 seguidores lá, ainda que sejam uns 150 mais ou menos que curtem minhas fotos, o que pra mim é muita coisa mesmo assim! posto as fotos porque gosto de imaginar que estou trazendo um momento de alegria a quem vê a imagem do outro lado da rede, ainda que breve e efêmera mas não menos impactante. e também para descobrir que há pessoas que gostam de minhas fotos, coisa que não acontecia quando subia os álbuns no orkut ou facebook ou multiply, quando pouquíssimos de meus amigos comentavam. e no instagram as pessoas parecem mais amigáveis que nas outras redes, já que os 'haters' não se destacam por lá, muito pelo contrário, são os comentários positivos que mais se proliferam e encorajam as pessoas a postarem fotos! ainda que não seja uma rede perfeita, nem tem como já que é feito por pessoas, e dado que tem seus tipos de problemas específicos, como perfis falsos, trocas de 'likes' para aumentar sua 'popularidade' na rede, tentativas de golpes para roubo de informações pessoais etc, em geral considero como a melhor rede social de que participo.

meu perfil por lá é edsonchinen, se alguém quiser conferir. ;-)

certa vez falei aqui no blog que não entendia a vantagem do twitter, mas ele realmente tem grandes benefícios pela rapidez para propagar alguma notícia, para realizar a cobertura em tempo real de algo que está acontecendo em determinado lugar/momento e outras situações semelhantes.posto pouquíssimo lá, mas os 'hashtags' são excepcionais para pesquisar algo de interesse.

flickr e 500px uso pouco, mais concentrado para complementar os estudos de fotografia, já que tem muitos fotógrafos inspirados nessas redes. falando de fotografia, tenho aprendido no youtube com alguns canais muito bons, indico aqui o zonadafotografia em português e o tommigotphotography em inglês (o cara também faz os vídeos em francês, o que é bem interessante se quiser aprender essa língua!).

falando mais do youtube, a ficha ainda não tinha caído em mim até aparecerem na tevê aberta o cara do Porta dos Fundos, canal que estava fazendo sucesso na internet e que eu nem sabia que existia! aí que fui descobrir que estavam gerando conteúdo nas redes, e não apenas disseminando aquilo que era produzido nos canais  tradicionais de comunicação. muito bacana! comecei a assistir há pouco tempo, envolvendo os estudos de fotografia que comentei acima, mas estou adentrando nesse mundo e conforme descobrir canais interessantes, indicarei aqui! =)

té mais!

Nenhum comentário :